quarta-feira, 3 de março de 2010

Novidades pós-pediatra!

O dia foi ótimo, com números controlados....ficaram até meio baixos, porque meu pai tá botando o Gui pra correr e ainda não acertamos a quantidade certa de comida...ou seja, cortei demais!! rsrs

Umas das coisas que a pediatra falou foi exatamente sobre isso: ele está numa fase de recuperar peso, de absorver melhor a comida, e a insulina dá fome! E a gente ainda não sabe exatamente qual a dose certa de comida então acaba ficando um pouco mais baixa a taxa de glicose e o menino pedindo comida o dia todo!!! Mas é melhor assim, reforçar o lanche é bem mais tranquilo do que ter que ficar dando insulina no meio do dia...pelo menos na minha curta experiência de diabetes....quanto menos injeção melhor!

Sobre a consulta:
- os números dele estão bons e amanhã ele volta à escola. Não ficou muito animado, disse que quer ficar em casa com meu pai.... o que será que passa na cabeça dele, né? Que vai ter que parar de brincar para medir glicose? Ou que vão olhar estranho para ele por causa disso? Pena ele não se abrir muito... Logo passa, até porque não terá que fazer medição diária na escola, só em emergencia...que espero não ter tão cedo!

- Por enquanto não precisamos aprender a contagem dos carboidratos, já que ele está em um período que chamam de "Lua de Mel" onde o corpo se adapta fácil à insulina e fica estável rapidamente. Posso dar uma olhada no que se trata, mas aplicar a regra mesmo, ainda não preciso...ganhamos um tempo para nos acostumar com as outras coisas;

- Manteremos as insulinas NPH e a Novorapid, pois estão funcionando bem. Futuramente trocamos a NPH (que ele toma de manhã e a noite) por uma outra que esqueci o nome...depois eu acho!

- Recebemos todos os documentos para dar entrada no posto de saúde e pedir os insumos de refil do monitor de glicose, mas o Léo passou lá hoje e tem 14 pessoas na nossa frente, previsão de 6 meses de espera!!! Enquanto isso, haja compra de lancetas e fitas reagentes....ainda bem que descobri que nos EUA custa um terço do preço e vamos dar um jeito de trazer para cá. Aceito voluntários!!!

- Finais de semana com piscina continuarão normais, com lanches da vovó Lucia no meio da manhã, almoço um pouco mais tarde...tudo igual! Agora só falta melhorar o tempo!

Estamos mais tranquilos, mesmo que voltar às aulas dê um frio na barriga, pois não sou EU que vou estar cuidando...eu sei, exagero, eles são ótimos e super atenciosos, me ligaram várias vezes para saber novidades, mas insegurança é normal ainda. E quanto mais gente souber cuidar das coisas deles, melhor para todo mundo, principalmente para a segurança dele.

Agora a noite ele tomou o leite e dormiu rápido...aproveitei para aplicar a NPH depois que já dormia, um stress a menos!

E assim vamos um dia de cada vez!
Amanhã conto tudo depois da escola! Torçam aí!

Força, beijos.

11 comentários:

  1. Jo, pode contar comigo... veja como vc quer comprar, tem na amazon?

    vc conhece esses?
    http://boingboing.net/2009/07/05/nintendo-ds-glucose.html

    http://gizmodo.com/331030/glucoboy-makes-blood+testing-sort-of-fun-with-gba-and-online-gaming-rewards

    ResponderExcluir
  2. O Léo achou esse da Bayer, o Didget, o máximo né?? Preciso só comprar o DS junto..hahaha Não tenho ideia de preço disso, mas precisamos ver que fita usa, pois a que o governo aqui dá é outra...

    Fala comigo no msn depois, pra saber se é mais fácil eu comprar no amazon com seu endereço e vc manda pra gente por correio ou via Jana! Ou se eu peço para entregar aqui direto...não tem muita taxa?
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Gligosímetro é barato. O caro são as fitas. Temos vários em casa. É conseguir quantidade suficiente de qualquer fita, que compro o glicosímetro...
    Só fiz medição na escola na primeira semana. Marquei uma reunião com a direção da escola e orientei professor, coordenador e assist. de sala. Assim, se eles percebecem algum sintoma, poderiam medir e me avisar. Em 1 ano, somente 2 vezes foi necessário.
    Consegui também espaço em reunião da escola, onde falei sobre diábetes. Foi muito bom.

    ResponderExcluir
  4. O lance da escola é sempre curioso, né. Assim que voltou as aulas, a professora já media a glicemia todo sia no lanche, só precisou tomar insulina 1x e eu fui lá, trabalhava do lado, cidade pequena tem dessas mordomias. Mas já era final de outubro. Ano passado, quando a lua de mel foi passando, a necessidade da insulina rapida é constante. Então ela começou a tomar insulina no lanche quase todo dia. Principalmente porque na escola prefiro HIPER do que HIPO ! Esse ano, antes de começarem as aulas, já fui na escola nova, conversei com todo mundo, e desde o primeiro dia de aula a prof já mede e aplica. Sem mistérios. Ela faz esporte de segunda depois da aula, então a prof mede de novo as 17h e faz o q tem q fazer. Ela já tá ficando craque também. Quando eles saem da lua de mel, e começa com a contagem de carboidrato, a quantidade de injeções aumenta, mas o controle fica bem melhor. A Vittoria chega a tomar 2 de levemir fixas e as vezes + 4 nas refeições!! Faz parte. Curta bem a Lua de Mel e não se assuste quando os valores começarem a aumentar !!

    ResponderExcluir
  5. A questão do posto de saúde... eu tive sorte, não demorou nem um mês. Acho que no seu caso não vai demorar tanto não, esses 14 da fila são crianças?? Eu soube por uma pessoa de dentro do esquema que criança em prioridade, quanto mais nova, mais prioridade, e ainda mais DM1. Depois são os idosos... Vou torcer pra sair tudo rapidinho pra vocês! E os insumos nos states.. onde vc viu mais barato?? eu achei MUITO mais caro. Uma caixa de agulha pra caneta BD custa aqui, na ADJ, nem 50,00 !! Na amazon ví por 25 doláres... isso sem taxa, nem transporte, nada disso... achei q não valia a pena. Pesquise melhor os valores dos insumos, não compre em farmácia de bairro não, vá atrás de uma Dia-a-Dia e aproveite o sábado e compre lá na ADJ na lojinha deles...

    ResponderExcluir
  6. Entao, sobr as coisas dos EUA, pesquisei na Amazon mesmo, só para ter ideia de preço e o que achei bem mais barato do que Dia a Dia e Ultrafarma foram as lancetas e tiras reagentes: aqui eu paguei 88,00 as tiras, e lá sai 25 dolares...e as lancetas, caixa com 200, custa 15 dolares!!! Mas sabado vou pesquisar na ADJ entao, nao sabia que tinha...
    Sobre o posto, nao disseram se eram 14 crianças ou nao, sei lá....vc conseguiu insulina de caneta com eles?
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Bom, aí vc vai descobrir como o governo é bem legal. No posto de saúde eles fornecem apenas a NPH e a Humalog em frascos e fornecem as tiras e as lancetas e as seringas de acordo com o número de medições de dextro que vocês faz (furar o dedinho). A Novorapid, Levemir, Lantus, todas as outras insulinas existentes no mercado você só consegue pelo governo do estado. Tem que ir numa unidade no Belenzinho da AME (ambulatório médico de especialidades), retirar o formulário de solicitação de medicamento de alto custo, levar toda documentação que eles pedem e esperar um telegrama dentro de 30/ 45 dias pra saber se o seu pedido foi aceito ou não. Aí sim, se for aceito, vc receberá a insulina q seu médico pediu, do jeito q ele pediu e os insumos. Eu to esperando essa resposta/telegrama. Essa semana era pra eu receber já, mas ainda, nada!! Se não for aceito, vc tem que entrar com um processo MESMO CONTRA a prefeitura, governo, sei lá... e conseguir seu medicamento através de ação judicial !!! Enquanto não sai a resposta, eu tenho comprado as canetas de Levemir ( q são descartáveis) e os refis da Novorapid !!!

    ResponderExcluir
  8. Que delicia!!! rsrsrs Como a Novorapid já é certa que manteremos, acho que já vamos entrar com ação judicial direto, pra ver se ganhamos tempo...Mas nessa primeira leva que compramos, ainda tenho 5 canetas descartaveis de Novorapid (já que o Sao Luiz deu a que ele usou lá) e 4 de NPH...Alías, a primeira rceita que fizeram estava errada, e compramos a Novolin R e disseram que conseguimos trocar na ADJ...AS 5 ampolas estão fechadas, na geladeira...só destacamos pq achamos que estava certa...vou levar no sabado, quem sabe, né?

    ResponderExcluir
  9. Tem que tentar. Sobre a ação judicial, não acho necessário já. Lá na ADJ tem a parte jurídica, mas vou arrumar pra você o papel q eles me deram me orientando. Dê entrada no pedido lá no AME. Criança tem preferência tb. Eles sabem que se não fornecerem, entraremos no 'pau' e eles só tem a perder. Enquanto isso, vê a adaptação dele com a NPH. Eu não sei se a ADJ troca medicamento. Eu acho que eles aceitam como doação, trocar eu acho difícil, tinha uma caixa fechada de refil de Humalog e eles só aceitaram como doação pq por mais que a gente diga q conservou direitinho e tal, é um medicamento delicado. Você compraria ou aceitaria pro seu filho um refil que já foi destacado e q vc, apesar de dizerem q foi bem armazenada, não conhece quem comprou, se realmente cuidou.. é uma situação delicada. Então se eles não trocarem, já sabe. Outra coisa, existe uma caneta da Novorapid que chama DEMI, que a graduação dela é de 0,5 em 0,5 unidades (acho q a descartável não é, é?) dizem que é melhor pra criança pequena, porque entre 1 e 2 unidades, a 1,5 pode ser melhor. A Vivi usa bastante 1,5, mas muito MESMO. Se eu não tivesse essa variação, talvez ela tivesse mais hipos pelo 0,5 a mais ou hiper pelo 0,5 a menos. Parece pouco mas pra ela 0,5 abaixa 60mg/dL...... te mostro na ADJ. Comprei ela na Dia a Dia por 19,00, tava numa promoção incrível, na adj tava 120 !! Tem q ficar ligado nessas tb, ligar de vez em quando e ver o q tá com desconto !!!

    ResponderExcluir
  10. eu nem falo mto, né, cada resposta minha é um post ! hahahahaha

    ResponderExcluir
  11. hahahaha to achando ótimo e o Léo tb, tá lendo tudo que vc escreve e me pergunta um monte, prepare-se para sábado!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, dica, sugestão...